Botecos – Série Fotógrafica Dos Fascinantes Templos da Boêmia Paulistana

Fotos: LEANDRO FURINI | Texto: JOE BORGES

Existe uma beleza subjetiva nos botecos. A atmosfera, os funcionários, frequentadores, a disposição dos objetos, a riqueza de detalhes mínimos, a maneira como o tempo passa em seu interior e todas as nuances que compõe o seu ambiente formam um universo fascinante e de importância fundamental para a vida de tantos que usufruem deste recinto. Resolvemos explorar esses templos mundanos da cidade de São Paulo, mais precisamente da região central da Rua Augusta, uma verdadeira meca do universo botequeiro, desbravando essa cultura que passa tão despercebida mas que ao mesmo tempo é tão presente no cotidiano da cidade.

0a05c-1d6hdwy4noblhu3ngopezda
Antonio “Toninho”, 58 anos, Teresina – PI. Escuta Porto Soildão, seu ídolo é o Tony Ramos e já falaram que ele parece o Júnior, ex-jogador do Flamengo. Não sabia que seu relógio não estava no horário de verão.

Vital “Coringa”, 46 anos, Solônia — PB. Não gosta de rã e sua musa é a Xuxa. Toma Glacial sem gelo.

Antonio “Toninho”, 38 anos, Tucano — BA. Uma vez presenciou um indivíduo passar pelado na caçamba de uma Saveiro, escuta Ivete Sangalo e sua musa é a Monalisa Perrone. Odeia vegetais e já falaram que ele é feio.

Pedro “Gago”, 25 anos, Euclides da Cunha — BA. Escuta Raça Negra e já presenciou três caras transando no banheiro. Gosta de passear e tomar Black Label.

Fábio, 33 anos, São Paulo — SP. Sua musa é Maria Fernanda Cândido, já falaram que ele parece o Faustão, odeia quiabo com frango e admira o Ronaldo. No rádio tocava Raindrops Keep Falling On My Head, de BJ Thomas. Obs: Há dois anos atrás, exatamente em frente a este estabelecimento — cujo nome é CUCA GRANDE — o zasóide Joe Borges recebeu uma garrafada certeira na caixola, quase levando-o a óbito.

Daniel “Marujo”, 24 anos, Paulo Afonso — BA. Gosta de bater papo com os amigos. Parou a entrevista para servir um torresmo a um cliente.

José “Dé” Tomé, 56 anos, Bananeiras — PB. Gosta de “brincar bola”. Odeia pizza, está em São Paulo há 25 anos e sua musa é a Mulher Melancia.

Sehn, idade e local de nascimento desconhecidos. Está há 32 anos no Brasil. Escuta qualquer coisa que estiver tocando no rádio e come o que estiver na frente.

Anúncios
zasocorporation